Traduzir

sábado, 13 de julho de 2013

Porque tenho dores?

Esta é uma das perguntas que me fazem com frequência. Nesta publicação em vez de falar dos mecanismos químicos e biológicos que promovem as dores, vou falar da sua origem.

As dores são respostas que o organismo dá quando está sujeito a um estimulo nocivo. 

Um desses estímulos nocivos são as alterações na estrutura, e uma dessas alterações é provocada pelos traumatismos. Ou seja, após a pessoa fazer um traumatismo, uma das primeiras respostas do organismo é produzir dor, neste caso a origem da dor é o traumatismo.

Mas como já tinha referido na publicação Osteopatia Estrutural, existem outras causas para as alterações na estrutura. Uma dessas outras causas é o Sistema Tónico Postural.

A nossa postura é definida pelo Sistema Tónico Postural, cujo um dos objetivos é manter-nos em equilíbrio, tanto estático como dinâmico. O Sistema Tónico Postural reúne informação interna e externa para poder estabelecer a nossa postura. Parte dessa informação é captada através dos chamados recetores, e alguns desses recetores são os olhos e os pés. Temos também a boca, que não sendo um verdadeiro recetor, tem igual importância para o estabelecimento da nossa postura.




Cada vez que existe uma disfunção num desses recetores, a nossa postura é alterada, mas isso não significa que não estejamos em equilíbrio. No nosso corpo existe, o que lhe vou chamar como, a lei da compensação. O nosso corpo promove alterações na estrutura para compensar qualquer disfunção, e desta forma poder manter o equilíbrio. Este é um processo que não ocorre de um dia para o outro, demora o seu tempo.

Por exemplo, ao termos uma disfunção num olho (poderá ser um dos músculos extra-oculares com um problema de inervação motora), vai-se originar uma alteração na postura, e para podermos manter o equilíbrio, o nosso corpo vai compensar alterando a estrutura. Um dos ombros vai ficar mais baixo e o mesmo acontecerá com a anca do lado correspondente, regra geral é isto que acontece quando há uma disfunção em um dos olhos. Também haverá toda uma alteração a nível das vértebras da coluna, e mais cedo ou mais tarde vão-se originar inflamações, por sua vez aparecerá um dos sintomas da inflamação que são precisamente as dores. Todas estas alterações são, em parte, promovidas pelo tecido Conetivo. Neste caso, independentemente do local onde tiver dor, a origem vai ser a disfunção no olho.

Normalmente a maior parte das alterações na estrutura são produzidas precisamente pelo Sistema Tónico Postural, de forma a compensar qualquer disfunção em um dos recetores. O nosso corpo também compensa traumatismos que fazemos e que não ficam bem tratados, embora nos deixem de doer.

Estas noções que apresentei aqui baseiam-se em Posturologia, ciência (ou terapêutica) que costumo usar como avaliação de forma a detetar eficientemente a origem do problema.


Ver também: Envelhecimento; Causas de Dores; Cicatrizes.

Sem comentários:

Enviar um comentário