Traduzir

quarta-feira, 20 de março de 2013

Osteopatia como forma de Vida!

Vou fazer deste espaço um espelho da minha abordagem à Osteopatia!

Desde cedo me dei conta de que quanto maior fosse o meu conhecimento mais pessoas podia ajudar, e das mais variadas maneiras, podendo optar pela forma que melhor se adapte-se a cada caso. Então escolhi continuar os meus estudos para além da Osteopatia, o que me permitiu ficar com uma visão ainda mais abrangente e profunda da Saúde, ao mesmo tempo que o meu conceito de Osteopatia foi enriquecido.

Para se poder fazer uma correta apreciação é muito importante definir conceitos, e esse vai ser precisamente um dos meus objectivos.

A Osteopatia também é chamada de Medicina Manual Manipulativa. O conceito de 'medicina manual' pode ser aplicado a qualquer área do conhecimento que tenha como objetivo a restauração e a manutenção do bem estar humano, tendo como único meio o contato manual.

Contudo o conceito 'medicina manual' é pouco explorado em Portugal. Uma vez que a palavra 'medicina' está associada ao exercício médico legalmente reconhecido, e como no nosso país a Osteopatia não tem o nível de reconhecimento legal que tem em outros países, usasse a palavra 'terapia' (ou terapêutica) para classificar a Osteopatia. É assim considerada uma terapêutica complementar da medicina convencional, sendo em certos casos uma terapêutica alternativa à medicina convencional.

São variadas as formas terapêuticas que uso e todas elas têm em comum serem praticadas apenas com as mãos, não recorrendo a qualquer tipo de utensílio. Ao longo do tempo irei expor todas elas, e a forma como interajo umas com as outras, usando-as como avaliação ou como tratamento.


Bem vindos! 

Sem comentários:

Enviar um comentário